segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Escolas de circo





fotos: Édio Junior
Circo
Escolas de circo movimentam Marília
Lídia Basoli


Marília apresenta algumas novidades no cenário cultural como os projetos de escolas e oficinas de circo. A arte milenar que conquistou gerações e algumas vezes foi vista com maus olhos, hoje está presente na cidade e é cada vez mais procurada.
No shopping Esmeralda, o mês de julho trouxe o Circo Escola Anima que fez mais do que sucesso, conquistou o público com os espetáculos, as oficinas e os caprichos que iam desde a maquiagem até as roupas. Crianças de todas as idades participaram das apresentações.
A bibliotecária Jurema Moreira Citeli, de 55 anos, mora em Adamantina e estava passando as férias em Marília levou os filhos gêmeos, Enrico e Maria Vitória, de 11 anos para participar das apresentações e oficinas. Se eles gostaram?
“Eu adoro o circo e já faço escola de circo em Adamantina, vir aqui para mim é muito gostoso”, disse um empolgada Enrico enquanto equilibrava os pratos em uma vareta.
Jurema concorda com o filho e ressalta a importância da prática e da valorização do circo. “O meu pai era artista, também fez circo e acho importante eles conhecerem essa arte, valorizarem algo tão cultural”, afirmou.
A responsável por “cometer” toda essa alegria para a criançada é a arte-educadora Deise Nuevo, ou melhor, a “Berinjela”. Estava caracterizada com girassóis e uma maquiagem que lembrava uma boneca-palhaça. Deise conversou sobre a ideia do circo e o tanto que participar de tudo isso lhe fazia bem. E enquanto dava a entrevista ganhou beijos, cumprimentos de todos os lados e um desenho de uma das crianças que participou das oficinas. “Tem coisa melhor?”, perguntou.
Em 1995, Deise ministrou a primeira oficina de circo da cidade no Espaço Cultural e de lá pra cá não parou mais. “Eu acho que o circo, a arte circense é uma forma de edução. Trabalho na ONG Cáritas e tenho lá o Projeto Barracão onde desenvolvi a ‘Cia de Circo Lona e Arte’ e disso surgiu o ‘Circo Escola Anima’”, destacou.
O Circo Escola Anima se apresenta hoje a partir das 18h30 no Shopping Esmeralda. A entrada é gratuita. E os sorrisos são de graça.
Oficinas Circenses
O mês de julho também trouxe diversão e exercícios circenses em outra parte da cidade. No Espaço Cultural, Patrícia Paz desenvolveu uma oficina de circo para crianças e adultos.
As crianças fizeram números de tecido, corda, equilíbrio e contorcionismo. Adoravam mostrar que sabiam o que estavam fazendo a toda hora diziam: “Professora, deixa eu fazer?”
Argentina de nascimento e mariliense de coração, Patrícia mostrou que o circo pode ser mais do que animais, sustos e brincadeiras. O circo, para ela, é para ser levado a sério. Durante as oficinas, Patrícia incentivava, um a um dos alunos, a vencer os medos e ficar de ponta cabeça no tecido, na lira e na parede.
“O circo é minha grande paixão, meu filho também. Magia é truque, mas a verdadeira magia do circo é o circo em si”, relatou.
O circo tem muito a oferecer. Benefícios extras para o corpo, a alma e o coração.
A psicóloga Luana Moro explica que a arte circense ajuda na auto-estima e na afirmação pessoal. “As atividades ajudam a superar desafios, além de deixar a pessoa mais próxima de si e do outro. É aí que a pessoa se abre para o mundo e para si mesma”, disse.
E os benefícios para o corpo também são muitos, pois de acordo com Lívia Muller, formada em Educação Física, “preparar um número exige habilidade, força e equilíbrio e isso faz com que conheçamos melhor o nosso corpo e melhoremos o nosso condicionamento físico, o que é importantíssimo”, afirmou.
E quem disse que família toda não foi ao circo? O marido de Patrícia, Elton e os filhos Luís de 8 anos e Daniela de 4 meses estão sempre juntos. Luís faz escola de circo desde que nasceu, Elton “voa” entre um trapézio e outro e Daniela, 4meses, é puro encanto.
O circo, realmente, é mágico.
Informações:
Circo Escola Anima: deisenuevo@yahoo.com.br (14) 9769 1500. Patrícia Paz: (14) 8122 5272

matéria feita em agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário