segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Barcos





fotos: Alexandre Lourenção
Arte
Artista faz miniaturas de barcos
Lídia Basoli


Jefferson Cortinove é artista plástico e professor e desde criança o que mais lhe encanta são os barcos. “Eu nasci no interior, mas sempre que ia à praia ficava um bom tempo olhando o mar, vendo os barcos. É algo que gosto muito”, diz.
Na década de 1990, Jefferson viu uma exposição de barcos e então resolveu aprender a construir os mesmos em miniaturas. “Eu sou muito detalhista para fazer um trabalho desse tipo, então procurei me especializar e fazer o melhor”, conta.
Cada parte do barco que ia ficando pronta era um desafio. “Em 1999 eu construí um barco com rádio controlado, daqueles que se movem, mas foi em 2003 que realmente fiz um barco em miniatura, pois comprei um manual técnico e segui a risca”, ressalta.
O trabalho leva cerca de 3 meses para ficar pronto, mas exige precisão e cuidado. Jefferson conta que a parte que ele mais gosta é construir o casco. “São pequenas e finas lâminas de madeira, chamadas ripas que devem ser postas e sobrepostas umas às outras. E quando fica pronto, é muito bonito de se ver”, afirma.
Os detalhes dos barcos que Jefferson constrói são impressionantes: vai desde a miniatura de um canhão, até a mesa da cozinha que fica dentro do barco ao fogão à lenha passando pelo sino. “São os detalhes que fazem a diferença”, esclarece.
E fazem mesmo porque a cada olhar, o barco em miniatura traz algo de novo, de diferente e surpreendente. “Desde criança eu gostava de barcos, piratas e filmes que retratassem o mar e as naus, acho que é por isso que deu tão certo para realizar esses projetos em escala menor”.
Jefferson participa de uma competição on line de regatas e é tri-campeão brasileiro na categoria em que compete. “Eu acho extremamente divertido porque conhecemos pessoas de todos os cantos do país além de aprender um pouco mais sobre barcos e navegação”.
Em setembro, Jefferson participou do 5° Encontro Caipira de Vela, o que para o artista também foi uma experiência emocionante. “Eu adorei porque conheci vários tipos de barcos e pessoas que também se interessam pelo assunto”.
O artista tem sete barcos prontos e um em andamento. “Para mim é um prazer construir barcos e ao mesmo tempo, uma forma de encontrar comigo mesmo”, afirma.
Próxima parada: percorrer o mundo de barco. “Seria muito bom mesmo, a realização de um sonho”, afirma.
Informações: www.corti9.com
matéria feita em outubro de 2009



Um comentário: