sábado, 6 de fevereiro de 2010

Teatro



Teatro
Cia Teatral Linguagem Artística busca parcerias
Lídia Basoli


“Estamos na luta há 10 anos, que foi quando começamos aqui em Marília. Sabemos que para fazer teatro é necessário dar a cara a tapa, mas acredito que com parcerias ficaria mais fácil de fazer um bom trabalho”.
A frase é do ator, diretor e produtor teatral Emerson Zélio, que busca apoio para a sua companhia de teatro, a “Cia Teatral Linguagem Artística”. “Sabemos que fazemos um bom trabalho, mas eu acredito que a cultura e em se tratando aqui, o teatro, poderiam ser mais valorizados na nossa cidade, buscando formas de apoio, parecerias e patrocínio para que consigamos continuar realizando espetáculos”, ressalta o ator.
Para isso, Emerson cita a falta que o Teatro Municipal tem feito e também a necessidade de se pensar a cultura amplamente. “É diferente apresentar uma peça no Municipal, porque isso valoriza ainda mais nosso espetáculo, reafirmando o nome de Marília na cena artística, porque não dizer, nacional. Por isso, políticas culturais de fomento seriam extremamente necessárias”, ressalta.
Além disso, Emerson cita em números o que os espetáculos apresentados podem render. “Veja bem, temos uma média de 100 apresentações por ano. Se temos uma média de 300 pessoas por espetáculo, porque apresentamos muito também na região de Marília, é algo em torno de 30 mil espectadores anualmente. As empresas devem se conscientizar disso, pensar numa questão de que o apoio não é apenas em fazer panfletos e cartazes, mas sim associar seu nome a bons projetos”, fala.
O grupo tem sua sede no teatro do Seama há algum tempo, de onde conseguem tirar o sustento para fazer cada vez mais peças diferenciadas. “Nós priorizamos nossas autorias e também a adaptação de autores consagrados, como (Ariano) Suassuna e (João) Guimarães Rosa e somos extremamente gratos ao que o Seama tem feito por nós durante todo esse tempo. Se não fosse o teatro de lá, com certeza teríamos passado mais dificuldades”, conta Emerson.
Pela companhia já passaram diversos atores, e agora, em três artistas, eles buscam resgatar e valorizar o teatro na cidade, que nesses 10 anos de trabalho, deveria ser reconhecido de outra forma, de acordo com o próprio Emerson.
“É claro que deveríamos ter um apoio maior do poder público, viabilizar políticas culturais de qualidade também para o teatro, para os grupos que têm surgido em Marília, mesmo porque a divulgação em uma peça traz benefícios não apenas para quem apóia, mas também e principalmente para aquele que assiste”, afirma.
História
Nesses 10 anos de estrada a Companhia Teatral Linguagem Artística já apresentou 30 montagens para o mais variado público, desde as crianças até adultos, passando por montagens marcantes como a de Plínio Marcos “Dois Perdidos Numa Noite Suja” até “Sítio do Pica Pau Amarelo”.
“O que nós buscamos é diversificação, lançar a linguagem teatral no olhar, na sensibilidade do outro cada vez mais, pois o que fica de melhor é a imaginação, as possibilidades do criar, ousar e pensar transmitidas pelo teatro”, fala Emerson.
E não poderia ser diferente. O próprio Emerson, que fundou a companhia, se formou pelo curso livre CPT do Sesc São Paulo e aprendeu muita coisa não apenas nas escolas de teatro, mas assistindo peças e aprendendo mais a cada dia.
Natural de Terra Boa, próximo a Maringá, veio para Marília quando era criança e busca, ainda hoje, retribuir para a cidade tudo o que aprendeu na área teatral. “Para mim o reconhecimento do público é o que paga o trabalho do ator e várias crianças cresceram nesses 10 anos vendo nossas peças. Eu vou continuar fazendo o meu trabalho da melhor forma possível, mas acho que qualquer forma de apoio e parceria iria enriquecer e muito os projetos que temos em mente, levando o nome de Marília tanto para a região também quanto para outras partes de São Paulo e do Brasil”, acrescentou o ator.

Box
Quem quiser ser parceiro ou apoiar e conhecer os projetos da Cia Linguagem Artística deve entrar em contato com Emerson Zélio pelo email: emersonzelio@zipmail.com ou pelos telefones: (14) 9797-2368 ou (14) 3422-2118. Apóiem, divulguem e participem do Teatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário