sábado, 6 de fevereiro de 2010

Artes









fotos: Alexandre Lourenção
Realização
Vila das Artes: um espaço para criar
Lídia Basoli


Imagine um lugar todo colorido, cheio de flores, desenhos, cores e tinta. Agora junte a esse espaço várias pessoas querendo criar, usando a arte para pintar, esculpir e se emocionar. Imaginou?
Agora acrescente muito esforço, dedicação e amor. Pronto: aí estão os ingredientes do espaço Vila das Artes, uma casa que poderia ser chamada de “casa dos sonhos” de qualquer artista plástico.
A responsável por realizar esse “sonho” é a artista plástica Patrícia Muller, que insiste em dizer que, “se não fossem todas as pessoas que estão aqui, fazendo nossos cursos, minha família e amigos, esse sonho não teria virado realidade”.
É, sonhar junto é bem melhor. E o sonho deu certo porque cada vez mais crianças, adultos e a melhor idade reúnem-se na Vila das Artes para fazer arte! E o que é melhor: com muita alegria.
O espaço Vila das Artes existe há quatro anos, mas a ideia surgiu há oito, quando Patrícia começou a dar aulas em casa para as crianças da rua em que morava. “Foi acontecendo assim, meio que de repente e então eu percebi que o espaço que eu tinha, havia ficado pequeno. Daí eu resolvi acreditar nesse sonho e construir a Vila”, conta.
E mais pessoas acreditaram também. Na Vila das Artes há espaço para cursos de cerâmica, pintura em tela e madeira, mosaico, papietagem, feltro, patchwork, tecido e boneca.
O curso de Patchwork, por exemplo, é um caso a parte. Pessoas de todas as idades se reúnem orientadas pelas professoras Maristela Igawa e Maristela Oioli, transformando as ideias e a criatividade em algo paupável e além de tudo, muito bonito.
“Aqui é uma espécie de terapia, porque a gente se resolve e também faz amigos, além disso fazemos nossos lanches e conversamos muito. É um espaço muito agradável”, ressalta Eneida Genta de Oliveira Melo, de 62 anos que estava acompanhada da netinha Luísa, que também faz aulas.
Para Eneida, que também faz parte o “Clubinho”, uma espécie de grupo que se auto orienta nas aulas, o mais legal é perceber que tudo se transforma, da ideia ao resultado. “É muito emocionante perceber que podemos modificar, trazer algo novo e sempre tão belo e tão nosso, a gente sai daqui fortalecido”, diz.
As aulas de cerâmica também encantam a quem conhece o espaço, pois para as alunas, é uma realização pessoal trabalhar com argila e com a massa. “Há muito tempo eu queria fazer isso e não conseguia e agora percebo que trabalhar com argila é uma terapia sem limite porque é nosso, é a gente que faz e nos reconhecemos ali”, afirma a psicóloga Eliana Kellman, uma das alunas que é complementada pela dona de casa Vera Pellin. “É muito legal porque quando damos um presente a alguém como esse de argila é nós mesmos que fizemos, é nosso trabalho e daí o presente fica mais bonito ainda”, emenda.
A aposentada Fátima Borba ressalta a importância da vila. “Os meus netos vieram fazer cursos aqui, então eu conheci o espaço e me encantei na aula de cerâmica. É uma troca de energia muito boa entre nós, de experiências e amizade. É um compromisso que eu tenho comigo mesma, de vir e me sentir bem”.
E no curso de cerâmica em argila, as alunas têm um lema: “aqui defeito é efeito”, dizem em coro dando risada. Definitivamente, um lugar alegre e cheio de energia positiva.
“Aqui as pessoas entrem e se sentem em casa, ou melhor, na casa dos sonhos porque é tudo feito com muito amor. Então os cursos começam e novas famílias se formam. Isso não tem preço que pague”, finaliza Patrícia.

Informações: Vila das Artes. Rua Atílio Gomes de Mello, 64. Bairro Fragata. Telefone: (14) 3454-7345 http://mariliabaunilhaepatch.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário