quinta-feira, 4 de março de 2010

D. Rosa







fotos: Alexandre Lourenção



Lançamento
Livro de fotos retrata as memórias de D. Rosa
Lídia Basoli

Ao ver as caixas de fotos surgiu uma ideia: “tia, porque a senhora não faz um livro?”. A proposta veio do sobrinho de D. Rosa de Toledo César, 93 anos. A senhora já viajou muito e agora retrata o que conheceu em um álbum “Nas minhas andanças...eu vi”.
“Eu nunca pensei que fosse fazer um livro na vida. Imagine só? Com a minha idade? E agora está aí, fotos que eu tirei há tempos e recentemente. É uma benção”, ressalta a senhorinha.
D. Rosa já participou de mais de 47 exposições fotográficas, mas não gosta muito de cinema. “Sempre fui mais ligada na fotografia estática”, explica.
A história de como D. Rosa começou a fotografar é no mínimo curiosa. Conta que sempre gostou de fazer pose, sair em fotos. Até o dia em que pediu para uma amiga tirar uma foto dela na praia e apareceu apenas o pé na hora de revelar a imagem.
“Imagine como eu fique? (risos) Então a partir desse dia resolvi que eu mesma ia começar a tirar fotos, mas não das pessoas e sim das paisagens”, lembra.
E foi assim que D. Rosa viajou o mundo tirando fotos de paisagens e lugares inesquecíveis como o Egito, Argentina, Chile e Foz do Iguaçu.
E o marido? Ia junto? “Eu sempre fui solteira, mas namorei bastante. Então nunca devi satisfação a ninguém e sempre que podia, me mandava para algum lugar do Brasil ou do mundo. Por isso são os lugares que eu vi e que estão na minha memória”.
D. Rosa tem uma fé inabalável na vida e em Deus e isso transparece em suas falas e em seu olhar. “Eu sou muito agradecida por tudo que vivi e que vi na vida. Hoje eu não consigo mais ver as estrelas, mas ainda enxergo a Lua, sozinha no céu. Não posso me lamentar porque esse é o nosso caminho. Posso não ver mais as estrelas, mas me lembro muito bem delas e vivo da minha memória”, ensina.
Otimista, alegre e exemplo de vida, de superação, D. Rosa busca o melhor ângulo e salienta os detalhes com sensibilidade e olhar diferenciado.
No livro, cada foto vem acompanhada e enriquecida com comentários rápidos ou com curta e singela poesia da própria autora (sim, ela também é poetisa) ou do Pe. Héber Salvador de Lima.
O livro estava pronto em formato de “boneco” há aproximadamente 5 anos, mas D. Rosa procurava apoio para a edição e publicação. Um dia, em evento da APEM - Associação dos Poetas e escritores de Marília, D. Rosa conversou com o Sr. Luiz Ortolani Lacerda que se propôs a formatar e apresentar o projeto junto ao Ministério da Cultura.
Após aprovação, veio então a fase da busca de patrocínio e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, D. Rosa conseguiu concluir o livro.
Mas os anjos, como diz D. Rosa, aparecem por todos os lados e ela ressalta que sem a ajuda de Minervino Ferreira da Silva e sua esposa Maria Helena, seus cuidadores, o livro não teria saído.
D. Rosa mora com a irmã de 97 anos, D. Ida e os cuidados de Ferreira e Helena são intensos. “Eu costumo dizer que esses meus filhos são muito humildes. Muito. Porque são anjos, mas teimam em guardar a todo momento suas asas”, diz emocionada a fotógrafa mais cheia de vida de todos os tempos.

Informações: Lançamento do livro “Nas minhas andanças...eu vi”. Sábado, dia 6 às 19h30 no Alves Hotel. Rua 24 de dezembro, 1236. Participem!

Um comentário:

  1. “Eu sou muito agradecida por tudo que vivi e que vi na vida. Hoje eu não consigo mais ver as estrelas, mas ainda enxergo a Lua, sozinha no céu. Não posso me lamentar porque esse é o nosso caminho. Posso não ver mais as estrelas, mas me lembro muito bem delas e vivo da minha memória”

    Quanta vida neste depoimento, ela reflete no céu ao lado da Lua, suas estrelas interiores. Já pensou se alguém como seu sobrinho - que lhe sugeriu que produzisse um livro-, produzi-se um documentário. Quanta estória e historia ela pode produzir ! A juventude esta no olhar, acompanhada do sorriso, isto ela parece que esbanja.

    Obrigado Ligia por texto.

    ps. Quando encontrar D. Rosa diga-lhe, por favor, que ela tem mais um admirador.

    ResponderExcluir